Páginas

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Utilização das ferramentas da Web 2.0 na educação

Tarefa: Pesquise na Internet uma atividade educacional que faça uso de ferramentas da Web 2.0. Na sua pesquisa deve constar:
1. O endereço na Internet (URL) da atividade educacional selecionada;
2. Tema central da atividade educacional
3. Objetivos da atividade educacional
4. A relevância da atividade educacional selecionada
5. Segmento de ensino e séries envolvidas (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior, Ensino Profissionalizante)
6. As ferramentas da Web 2.0 utilizadas nesta atividade educacional;
7. As vantagens e desvantagens do uso desta atividade na prática docente de professores na área de conhecimento pesquisada;
8. Outras informações caso sejam informadas tais como: Metodologia de aplicação; Forma de avaliação; Cronograma para a realização da atividade educacional; Material de apoio: referências bibliográficas, sites da internet, etc.)

Um comentário:

  1. A atividade educacional selecionada foi o endereço https://www.google.com.br. Apesar de ser pouco utilizada pelos professores oferece inúmeras possibilidades em nosso fazer pedagógico diário.
    O principal objetivo do google docs é possibilitar a interação de trabalhos de forma síncrona com pessoas de diferentes lugares bastando que a pessoa esteja on-line onde torna-se relevante o trabalho colaborativo na web.
    Por ser um recurso voltado para onde a escrita seja muito intensa e a necessidade de acompanhamento de cálculos constantes em planilhas ou cálculos de folha de pagamento em empresas é de grande valia.
    No contexto escolar é possível utilizá-lo a partir do 2º segmento do Ensino fundamental, Ensino médio, Ensino superior e EAD.
    Através do google docs é possível elaborar documentos, planilhas, desenhos e apresentações on-line e fazer upload dos arquivos com extensão doc, xls,odt, ods, rtf, csv, ppt, etc.Basta criar uma conta e ter o e-mail de quem irá compartilhar o documento através de convite. No compartilhamento, o convidado poderá editar ou visualizar o trabalho logo após ter feito login. As alterações poderão ser visualizadas e ocorrer simultaneamente. Sendo possível, saber quem alterou o quê e quando. Ao término do trabalho, é permitido publicar como página na web ou no seu blog.
    Podemos destacar como vantagens do google docs, a possiblidade de trabalhar no mesmo documento de locais diferentes e ver as mudanças uns dos outros em tempo real. Além de, poder escrever redações, digitar anotações, anotar pesquisas elaboradas na internet. E a desvantagem, é a falta da inclusão digital que não permitem as pessoas ter acesso ao computador, a internet e aqueles que possuem acesso não exploram as inúmeras possibilidades da web 2.0.
    No ambiente escolar, a inexistências de políticas públicas eficazes para a formação continuada dos professores no uso das diferentes mídias no contexto escolar visando a inclusão digital, a conexão internet que quando existe é lenta e a atuação ineficaz da área técnica são elementos cruciais para que o professor possa repensar e renovar a sua forma de explorar a web 2.0. Mesmo assim, o professor na produção textual ou na criação de uma planilha ou numa apresentação ele poderá elaborar o trabalho na escola e aqueles que tiver a possibilidade de acesso poderá avançar suas atividades em outro ambiente permitindo ao professor incluir observações/comentários em momentos assíncronos para possíveis revisão e correção dos mesmos.

    ResponderExcluir