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quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Síntese reflexiva sobre a Web 2.0





Introdução

Com o mundo globalizado muitas transformações vem ocorrendo em nossa sociedade pelo uso das diferentes tecnologias. Apesar das resistências de muitos professores e de gestores utilizarem a educação como espaço de propaganda política não se pode mais negar a popularização das diferentes tecnologias.
Na área educacional , as alterações tecnológicas provocadas pelo avanço das diferente tecnologias da comunicação e informação vem provocando mudanças junto ao processo ensino-aprendizagem. Assim, a evolução das tics vem possibilitando o processo de conhecimento do aluno e a criação de novos paradigmas como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem nos diferentes ambientes de aprendizagem. Nessa perspectiva, a web constitui um desafio, é uma ação ousada que deverá ser trabalhada nas escolas em busca da autonomia, a criticidade e elevação da autestima.

Desenvolvimento

O termo Web 2.0 foi criado em 2004 pela empresa estadunidense O'Reilly Media para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a "Web como plataforma", tem o seguinte conceito na wikipédia: “Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. É uma ferramenta do ambiente virtual no sentido de oferecer serviços virtuais mais dinâmico onde os usuários tem disponibilizado espaço para postar e organizar seus conteúdos.
A web 2.0 não é um espaço de simples recepção do conhecimento, a inserção das novas tecnologias vem oportunizando a troca, a possibilidade de produção, autoria e divulgação do conhecimento apreendido pelo aluno. Nela, o usuário não é um simples leitor, ele desloca-se para a posição de autor através de ferramentas como produção textual, apresentação,criação de tabelas e gráficos, a produção de sítios, as wikis, a produção de blogs, os podcastings, etc.
O uso das novas tecnologias com o surgimento da web 2.0 em sala de aula altera o papel do professor para mediador na construção do conhecimento, na formação da autonomia e o papel do aluno oportuniza um aluno menos apático e, mais ativo, autônomo e que vivencie o aprender a fazer.
Como forma de potencializar o processo pedagógico, podemos destacar os blogs – página na web utilizada por meio de mensagens chamadas posts por textos ou imagens e que são, apresentadas de modo cronológico, onde as mensagens recentes são disponibilizadas . Os blogs como um recurso pedagógico podem ser utilizados como espaço a informação tanto do usuário aluno e/ou professor.

No âmbito social, temos uma ferramenta em que a informação está disponibilizada de forma popularizada contextualizada nas diversas comunidades como o orkut, gazzag, twiter, sonico, etc. No contexto educacional a vivência com diversas ferramentas que venha democratizar o saber e proporcionar cada vez mais a inclusão digital.
Para Cobo e Pardo (2007), apresentam quatro propostas de aprendizagem, sendo as três primeiras de Johnson (1992) e a última de Lundvall (2002):
1. Aprender fazendo: são as ferramentas de ensaio-erro, onde o aluno pode intuitivamente desenvolver sua aprendizagem;
2. Aprender Interativamente: promovidas pelas plataformas de gestão de conteúdo, possibilitam a interatividade entre os usuários, são exemplos postar conteúdo em um blog ou wiki,enviar um voice e-mail, usar o chat ou correio eletrônico;
3. Aprender buscando: é o processo de investigação, seleção e adaptação que amplia e enriquece o conhecimento de quem o realiza. Em um universo de grande quantidade de informação disponível, torna-se essencial aprender como e onde buscar conteúdos educativos.
4. Aprender compartilhando: o intercâmbio de conhecimento e experiências permite aos estudantes participar ativamente da aprendizagem colaborativa, já que ter o acesso à informação não significa aprender, por isso a criação de instrumentos que promovam o compartilhamento de objetos de aprendizagem contribui para enriquecer o processo educativo. Exemplos: ambientes virtuais, podcasts, vídeos, entre outros.
A web 2.0 significa oferecer ao usuário o ingresso em uma nova etapa tecnológica que proporcione maior chance de interação, criação e pesquisa. Algo que permita o compartilhar, o opinar o melhorar a cada acesso realizado. Aposto nesta nova perspectiva como uma rica ferramenta a ser utilizada na Educação.

Conclusão

Para enfrentar o mundo globalizado é preciso prepara os alunos para abordagens multidisplinares onde a aprendizagem e o conhecimento sejam as ferramentas essenciais no combate a exclusão social.
Assim, os ambientes de aprendizagem do futuro serão interativos, abertos e flexíveis, fazendo a combinação de diferentes modos e estilos de aprendizagem dependendo simplesmente do objeto de estudo, do aluno, do professor, do contexto, respeitando o nível de desenvolvimento cognitivo de cada um.

Referências bibliográficas

CARVALHO, Ana Beatriz Gomes - A WEB 2.0, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O CONCEITO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES
BASSO, Maria Aparecida José – CURRÍCULO E WEB 2.0 Argumentos possíveis a uma diferenciação em educação digital, São Paulo, 2009 Acesso em 16/06/2010
ANTOUN, Henrique, PECINI, André Custódio - A WEB E A PARCERIA: projetos colaborativos e o problema da mediação na internet.

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