tag:blogger.com,1999:blog-1562919641476624273.post1291446408066502500..comments2010-09-19T19:34:32.216-07:00Comments on Ferramentas Web 2.0: Utilização das ferramentas da Web 2.0 na educaçãoEMHChttp://www.blogger.com/profile/17838882811693866542noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-1562919641476624273.post-90528627089155075502010-09-09T12:37:31.197-07:002010-09-09T12:37:31.197-07:00A atividade educacional selecionada foi o endere...A atividade educacional selecionada foi o endereço https://www.google.com.br. Apesar de ser pouco utilizada pelos professores oferece inúmeras possibilidades em nosso fazer pedagógico diário. <br />O principal objetivo do google docs é possibilitar a interação de trabalhos de forma síncrona com pessoas de diferentes lugares bastando que a pessoa esteja on-line onde torna-se relevante o trabalho colaborativo na web. <br />Por ser um recurso voltado para onde a escrita seja muito intensa e a necessidade de acompanhamento de cálculos constantes em planilhas ou cálculos de folha de pagamento em empresas é de grande valia.<br />No contexto escolar é possível utilizá-lo a partir do 2º segmento do Ensino fundamental, Ensino médio, Ensino superior e EAD.<br />Através do google docs é possível elaborar documentos, planilhas, desenhos e apresentações on-line e fazer upload dos arquivos com extensão doc, xls,odt, ods, rtf, csv, ppt, etc.Basta criar uma conta e ter o e-mail de quem irá compartilhar o documento através de convite. No compartilhamento, o convidado poderá editar ou visualizar o trabalho logo após ter feito login. As alterações poderão ser visualizadas e ocorrer simultaneamente. Sendo possível, saber quem alterou o quê e quando. Ao término do trabalho, é permitido publicar como página na web ou no seu blog. <br />Podemos destacar como vantagens do google docs, a possiblidade de trabalhar no mesmo documento de locais diferentes e ver as mudanças uns dos outros em tempo real. Além de, poder escrever redações, digitar anotações, anotar pesquisas elaboradas na internet. E a desvantagem, é a falta da inclusão digital que não permitem as pessoas ter acesso ao computador, a internet e aqueles que possuem acesso não exploram as inúmeras possibilidades da web 2.0. <br />No ambiente escolar, a inexistências de políticas públicas eficazes para a formação continuada dos professores no uso das diferentes mídias no contexto escolar visando a inclusão digital, a conexão internet que quando existe é lenta e a atuação ineficaz da área técnica são elementos cruciais para que o professor possa repensar e renovar a sua forma de explorar a web 2.0. Mesmo assim, o professor na produção textual ou na criação de uma planilha ou numa apresentação ele poderá elaborar o trabalho na escola e aqueles que tiver a possibilidade de acesso poderá avançar suas atividades em outro ambiente permitindo ao professor incluir observações/comentários em momentos assíncronos para possíveis revisão e correção dos mesmos.EMHChttps://www.blogger.com/profile/17838882811693866542noreply@blogger.com