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domingo, 14 de novembro de 2010

Avaliando atividades que utilizam a Web 2.0

Introdução:
A avaliação está condicionada a um julgamento. É importante repensar o nosso papel no contexto para observar os critérios que costumamos utilizar, quais as formas de julgamento estamos incluindo na avaliação e o que será considerado na avaliação. Desta forma, a avaliação não é meramente técnica, ela envolve, a nossa maneira de perceber o mundo, autoestima, filosofia de vida, sentimentos, posição política, nossas vivências e experiências serão fundamentais na difícil tarefa de avaliar.
O que é avaliar? A avaliação está relacionada a objetos e critérios. Para Paulo Freire, a avaliação não é um ato pelo qual A avalia B, mas sim um processo pelo qual A e B avaliam uma prática educativa. Para Canen (2001), Gandin (1995) e Luckesi (1996), a avaliação é um julgamento sobre uma realidade concreta ou sobre uma prática, à luz de critérios claros, estabelecidos prévia ou concomitantemente, para tomada de decisão. Desse modo, três elementos se fazem presentes no ato de avaliar: a realidade ou prática julgada, os padrões de referência, que dão origem aos critérios de julgamento, e o juízo de valor. Destaco Paulo Freire,quando afirma que “o caminho se faz ao caminhar”. Assim, o avaliar está associado a preparação técnica e política do professor em dialogar com a sua própria prática, no entendimento e nas suas reflex~poes cotidianas de sua prática e da sua tentativa em superar o mito que envolve a tarefa de avaliar.

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