Páginas

domingo, 17 de outubro de 2010

Tema central da atividade educacional - Atividade Educacional utilizando recursos Web 2.0

INTRODUÇÃO

Atualmente estamos vivenciando um grande avanço nos meios de comunicação que vem tornando realidade a interatividade virtual.
A internet se destaca, pelas inúmeras possibilidades oferecidas no ambiente virtual Web 2.0 e atendendo aos mais diferentes usuários. As redes sociais é um exemplo vivo onde dentro de um contexto multicultural oferece inúmeras possibilidade de ideias, informações, conceitos, vivências,etc. ao mesmo tempo que, transforma hábitos, valores construindo uma nova forma de pensar e produzir conhecimentos.
A sociedade digital é o referente e, nela, a comunicação caracteriza-se sob um cenário no qual a tecnologia e as máquinas deixam de ser apenas máquinas ou ferramentas de comunicação para serem o suporte ou, como aponta Silva (2001), estruturas do pensar e do agir social.


OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Gerais:

Fazer uso da web 2.0 através de propostas que privilegiem a formação de um aluno cidadão, crítico e responsável.
- Estimular a produção da escrita do aluno-produtor, utilizando o computador como ferramenta pedagógica.
- Ampliar a capacidade de reflexão, verbalização e organização de ideias.
- Incentivar o trabalho grupal, a criatividade e a autonomia.

Específicos:

_ Orientar a Criação de uma conta no twitter utilizando o espaço do laboratório de informática.
_ Acessar o blog com informações sobre o twitter.

_ Fazer comentários no blog conforme as tarefas propostas.
_ Criar uma lista de seguidores utilizando alguns critérios associado ao tema.
_ Postar no google docs, o resultado do trabalho proposto.
_ Divulgar no twitter o trabalho final.

SEGMENTO DE ENSINO E SÉRIES ENVOLVIDAS

6º e 7º ano de escolaridade do ensino fundamental
FERRAMENTAS WEB 2.0 QUE SERÃO UTILIZADAS

- Computador com acesso a internet e as ferramentas da Web 2.0 , como: twitter,

docs google e blogs.
METODOLOGIA DE APLICAÇÃO

A proposta desta atividade visa fazer uso de diferentes mídias através de um design didático que facilitem o processo ensino-aprendizagem de forma mais contextualizada, prazerosa e que venha proporcionar maior autonomia dos alunos em seu fazer e autoria do seu fazer.

Os desafios, portanto, são:
  • Propor diferentes o uso do twiiter e do google docs em nossa prática escolar com o objetivo de postar nossas pesquisas e comentários sobre o desenrolar das atividades vivenciadas.
  • Criar uma conta no twitter e utilizar o livro “Tudo o você precisa saber sobre o twitter
    para refletir com os alunos sobre o que pensam ao aprender dentro de uma rede social.
    Para a elaboração da atividade seguiremos as seguintes etapas:
    1ª ETAPA: Sala de aula - Laboratório de Informática - Motivação inicial Através de conversa informal com os alunos fazer um levantamento sobre os conhecimentos dos alunos sobre a Web 2.0 destacando a rede social - twiiter e o google docs, necessidades básicas para se cadastrar no twitter, a criação da lista da turma e a criação de um relatório do grupo sobre as dificuldades utilizando o editor de texto do google docs. Propor o uso do laboratório para exploração do twitter. Utilizar o laboratório de informática e fazer uso do livro “ tudo o que você precisa saber sobre o twitter - http://www.talk2.com.br/
    2ª ETAPA: Sala de Aula
    Orientar os alunos sobre a forma de trabalho e a proposta de atividade. onde será proposto, dividir a turma em equipes de 3/4 alunos onde cada grupo deverá fazer uma leitura crítica do tema do seu grupo utilizando o Jornal Mundo Jovem. Esclarece que ao término da atividade, cada grupo irá digitar e registrar suas conclusões no blog da turma. Utilizaremos diferentes temas - gravidez na adolescência, drogas, trabalho, meio ambiente,etc. para possibilitar a autoria e autonomia do grupo. 3ª ETAPA: Fora do ambiente escolar
    Pesquisar na internet novas informações sobre o tema, registrando as fontes de pesquisa e produzindo um texto síntese com no máximo 80 caracteres. Criar uma conta no twitter, divulgar para os colegas utilizando diferentes formas de comunicação para tornar seguidor dos colegas.
    4ª ETAPA: Uso do laboratório
    Criar conta para os alunos que tiveram dificuldades no twiiter, criar uma lista para a turma e postar a pesquisa elaborada no blog da turma e no twitter.
    Como tarefa extra, os alunos farão comentários e questionamentos em pelo menos, dois grupos.
    5ª ETAPA: Uso do laboratório - Uso do google docs
    Orientar os alunos sobre o uso do google docs. Propor a elaboração de uma apresentação no powerpoint (até 5 slides) e/ou editor de texto (com uma página) utilizando o google docs sobre o tema e compartilhando com os colegas da turma através do twitter. A cada etapa vivenciada será necessário fazer postagem e comentários no blog e no twitter.
    FORMA DE AVALIAÇÃO

A avaliação será processual, onde observaremos  as habilidades atitudinais e comportamentais durante todo o processo para os possíveis ajustes e para a busca do conhecimento. Assim, destacaremos, as produções textuais para o google docs , blog como produto final e os post no twitter.

CRONOGRAMA

Para a realização da proposta serão necessárias 4 semanas . Para cada semana, uma etapa.
1ª etapa - 2/3 aulas para criação conta no twitter e exploração do mesmo.
2º etapa - 2 aulas.
3ª etapa - Pesquisa
4ª etapa - 2 aulas
5ª etapa - 2 aulas
Total 10 aulas de 50 minutos.
Material de Apoio:
Tudo o que você precisa saber sobre o twiiter - www.talk2.com.br
Twitter como ferramenta educacional Acesso em 21/07/2010
http://www.slideshare.net/zellacoracao/twitter-como-ferramenta-educacional-3380773
Tutorial para navegar no google docs.
Tutorial para navegar no twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário