Páginas

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Blog como ferramenta pedagógica


Blog é abreviação da expressão inglesa weblog, isto é, um diário virtual. Muitos são pessoais, intimistas, veiculam idéias ou sentimentos do autor. Alguns são voltados para diversão e outros, utilizados em situação de trabalho; há também aqueles que misturam tudo. Mas, em geral, enfocam um tópico ou área de interesse para quem os escreve. São atualizados com regularidade, da mesma forma que se faz, ou fazia, com os diários de papel.
O Blog é uma ferramenta de Internet para auxiliar na publicação do seu blog a qualquer momento, de qualquer lugar do planeta, sem complicação ou programação. Esses diários eletrônicos são uma ferramenta diferente, auxiliando na projeção do trabalho pedagógico e dinamizar mais a relação com os alunos. É uma ferramenta de comunicação oferecendo a possibilidade de diálogo onde o aluno passa a ser autor, onde os alunos passam a ser escritores, leitores, pensadores.
Em sala de aula, o blog poderá auxiliar na produção da escrita, na exposição de trabalhos dos alunos ou de um projeto da escola. Enfim, são inúmeras as possibilidades pedagógicas do uso do blog em sala de aula, ajudando a construir redes sociais e redes de saberes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário