Páginas

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Uso e contribuição das ferramentas da Web 2.0 na prática docente

Como utilizar as ferramentas da Web 2.0 e na sua opinião, como elas poderão contribuir para melhorar sua prática docente?

Um comentário:

  1. Com a evolução do ambiente web muitas mudanças ocorreram permitindo ao usuário inúmeras possibilidades em relação ao seu uso como salienta Richardson (2006), está-se num processo contínuo de criação e de partilha. No contexto escolar, o professor e o aluno passa a atuar colaborativamente, já que as ferramentas permitem a autoria e a criação colaborativa. Assim, a escola perde seu muro e se lança para o mundo já que através da web 2.0 as publicações produzidas ficam disponibilizadas para toda a rede passando a ter como destaca Siemens (2002), o ponto de partida para o diálogo, não o ponto de chegada.
    As contribuições para a melhoria da prática docente são inúmeras onde professores e alunos possam aprender colaborativamente, compartilhando experiências e saberes pela facilidade de utilização oferecendo várias ferramentas como texto, imagem, som, criação de sítios, pesquisa, mapas conceituais, vídeos .Vilatte (2005) indica-nos que cada vez mais os alunos estão motivados para as tecnologias informáticas e menos motivados para os métodos tradicionais de ensino.
    Assim, na minha opinião as diferentes ferramentas da web 2.0 podem facilitar o processo ensino aprendizagem de forma mais prazerosa, dinâmica onde o aluno seja ativo em seu processo,que cada vez mais professor e aluno vivenciem o processo de autoria e promova a democratização do ensino.

    Referência Bibliográfica

    RIBEIRO, Adriano Carlos, SCHONS Cláudio Henrique - A contribuição da Web 2.0 nos sistemas de educação online – UFSC

    MORAN,José Manuel. Desafios de uma educação humanista inovadora. USP

    ResponderExcluir